bem, o objetivo básico deste Tutorial é ensinar um pouco sobre o Photofiltre, que é um grande quebra galho na hora de editar sprites e mostrar o quanto ela util e facil de usar.
vou usar o Zetsu criado por Zoso91 para dar um exemplo.
antes, existem duas coisas muito importantes que um spriter deve ter atenção:
1 ter noção do personagem/objeto a ser usado, não é necessario ser perfecionista na hora de se editar um sprite e não exagera-lo para que se mantenha o mais fiel possivel ao o original.
2 ter noção minima de desenho (anatomia, perspectiva, sombra, luz e cor.. enfim)
se tiver feito um curso de desenho, ou de mangá fica mais facil. não que seja obrigatório, mas facilita bastante para quem gosta de desenhar e queira mexer com frames.
neste exemplo eu vou lhe mostrar como usar cores SUAVES e SOMBREAR de forma mais eficiente.
Photofiltre é bom pois ele se parece e é facil de usar como o Paint e tem boa parte das funções do Photoshop o que torna bem util para quem gosta de editores bons sem ter de memorizar meia duzia de comandos.
Começando pelas cores:tendo o photofiltre já instalado, abra o mesmo, e com o cursor voce seleciona a seta direcional da caixa de ferramentas e seleciona a opção retangular para capturar a imagem desejada.
o photofiltre é interessante também, pois ele permite selecionar de forma bem mais livre que o paint. podendo usar varias formas de seleção, semelhante ao photoshop. tendo
seletores como
polygon e
lasso.
no menu de opçoes, vá a ajuste e utilize o "
Replace Color", (que pode facilmente trocar um grupo de cores por qualquer outro que queira, sem ter de usar balde de tinta para cada sprite que voce faça), além de ser extremamente util para corrigir sheets com bugs na paleta.
com a opção selecionada, ira abrir uma nova caixa.
dentro dela irá aparecer tres opções,
tolerancia, e duas opções de
conta gotas.
Tolerância é a capacidade de detectar cores de um mesmo tipo.
no caso, se estiver em preto, e voce usar, cores proximas a ela (Azul marinho, Verde escuro, marrom, roxo, e similares) seram detectados como selecionaveis pelo menu se estiver em tolerancia alta. e ira substituir todas por uma só cor no segundo conta gotas.
por isso, se for o seu desejo selecionar só uma cor, deixe a tolerancia em "zero" para não estragar todas as cores do personagem.
com as outras duas opções "conta gotas" que também tem no paint ( serve para capturar alguma cor da gama da imagem ) será ela que ira dar cores suaves.
a 1 será a que voce quer trocar, a segunda, será a substituta
por exemplo, eu quero trocar a cor do cabelo do zetsu por uma melhor:
use o 1 conta gotas no cabelo dele para pegar a que procura torcar
agora, testando... ele faz a troca e fica assim:
Note que a segunda opção do conta gotas sempre fica em branco. e a primeira em preto.
mas, nesse caso eu não quero que o cabelo fique branco. preciso do cabelo da imagem de fundo (imagem do zetsu extraido do anime)"
dessa forma, pode-se substituir ou editar a gama de cores na hora, com um unico clique.
agora ao sombreamento.
uma das dicas, é usar cores claras ao se editar um personagem, pois facilita a area de edição, e evita confundir cores já existentes.
usando o mesmo truque, vou trocar as linhas pretas que contornam o desenho.
eis o problema:
muitas das vezes, os sprites são mal editados e quando tacamos no mugen
cria bugs na paleta, podendo dar ar mal feito quando rodado em um jogo.
podemos usar o mesmo truque ensinado acima para corrigir isso. nesse caso, aumente a tolerância para pegar toda a gama da cor preta que esteja bugada.
creio que 60 de tolerancia seja o sufieciente
com o problema resolvido, há outra questão bem basica, e bem comum.
muitos sprites saem ruins porque poucos tomam cuidado com as curvas do frame, deixando muito "quadrado"
procure deixar sempre que possivel, ou ao menos, um pouco arrendondado
pois com o correto curvamento, voc~e cria braços e pernas bem desenhadas e suaves.
não é algo muito dificil. a pratica ajuda, e é o principal ponto para um sprite bem feito.
Braço mal curvado:
Braço bem curvado:
repita o mesmo no resto da frame.
para quem já estudou desenho, ou tem uma noção de sombra e luz sabe melhor ditribuir as cores
por isso, lembrar que a luz sempre vem de cima para baixo, e se aplica da mesma forma nos objetos. (este trecho está pouco esplicado, depois arrumo melhor)
primeiro nas pernas:
e depois o resto do corpo
por fim, é so isso. depois de alguns acabamentos e outros detalhes possiveis, mude a cor verde para a preta novamente.
e com uma pitada de criatividade:
Tharam:
novo Zetsu XD
Modelo terminado aqui:
http://postimage.org/image/7zzgihlfr/
Qualquer duvida ou suporte, poste qui mesmo, na medida do possivel, vou ajudando no que puder.